9 de junho de 2009

Cupcake

Pois é fiquei um bom tempo sem atualizar aqui o blog, desculpe. Mas foi por uma boa causa. Era meu aniversário e aniversário de casamento um atrás do outro. Mas como prometi hoje o post é sobre minhas aventuras fazendo cupcake pro aniversário. Eu fiquei um tempo fazendo pesquisa, já tem uns 2 meses que estou querendo me aventurar nessa área, mas nunca tinha uma desculpa, principalmente que aqui em Poa não tenho muitas pessoas para colocar de cobaias e comerem minhas invenções na cozinha como tenho em Bsb, então usei meu aniversário como uma boa desculpa.
Eu queria que meu cupcake ficasse assim como na foto abaixo.Comprei as forminhas de papel craft, pois são mais resistentes. Senti uma dificuldade dos funcionários da loja para entender que forminha eu queria, mas depois de explicar que cupcake era um bolinho pequeno servido na forminha, eles me falaram que aqui eles chamam de forminha para bolo inglês, mas não sei como é no resto do Brasil. Na mesma loja, essa fica no mercado público aqui de Poa, comprei os confeitos de açúcar iguais ao do meu modelo uns corações vermelhos, cor de rosa e branco, a coisa mais linda. Tudo pronto para começar a minha aventura, mas depois de muito procurar uma receita para a cobertura do modelo da foto, resolvi fazer uma que sei bem como se faz.
Vamos a receita do meu passo a passo. Acertos, erros e correções.

Cupcake da Rejane

Massa
Como já sei depois de anos na cozinha que eu sempre erro algo na massa do bolo, não me pergunte por que, mas sempre sai algo errado. Por conta disso já faz um tempo que uso mistura pronta para bolos.
Ingredientes
1 pacote de mistura pronta para bolo
3 ovos
2 colheres de manteiga
2/3 xícara de leite
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes na batedeira por 5mim, na mão por 7mim, ou até ficar uma massa lisa.
Coloque na altura de 2/3 das forminhas. Leve ao forno pré aquecido a 180º ou conforme a recomendação no pacotinho. Por uns 20mim. Não abrir o forno antes dos 10mim de cozimento. Faça o teste do palito para ver se está bem cozido. Ter e coloque para esfriar em temperatura ambiente antes de decorar.
Obs: Cometi alguns erros na fase de encher as forminhas e dispor na forma. Primeiro coloquei um pouco a mais que 2/3 da forminha, com isso vazando algumas forminhas. Segundo eu só tinha 6 forminhas metálicas de empadão e coloquei com a forminha de papel essas ficaram perfeitas. Os bolinhos que coloquei só a forminha de papel direto no forno ficaram um pouco deformados. Então na segunda fornada eu coloquei com forminha dupla e deu certo. Fica ai à dica pra quem não tem as formas metálicas ou de silicone.

Cobertura
Então aqui foi o meu dilema, pois quase todos os cupcakes que eu vi em sites de culinária tinham a cobertura alta e aerada, e eu não queria a cobertura de chantili branca queria cobertura de chocolate. Foi ai que desisti do meu ideal e fiz o real fiz uma cobertura de ganache, pois ai não teria erro, me enganei um pouco, mas ai vai a receita.
Ingredientes
1 barra de chocolate ao leite (pra quem gosta de mais doce) ou meio amargo (pros amantes de uma cobertura mais forte)
1 caixa de creme de leite

Modo de preparo
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, mexa até ficar sem bolinhas e acrescente o creme de leite. Normalmente após esse procedimento o ganache está pronto, então deixei esfriar para colocar em cima dos bolinhos. Mas para a minha surpresa para cobertura o creme tem que ser mais firme, então tive que voltar a minha mistura ao forno para endurecer, fiquei mexendo e como se fosse um brigadeiro só tirei quando estava aparecendo o fundo da panela. Ai sim o ponto estava bom. Coloquei o creme em um saco de confeiteiro, mas antes de colocar a cobertura passei Nutela nos bolinhos, ficou muito bom, depois fiz espirais em cima dos bolinhos e finalizei com os confeitos.Ficou assim!
Espero que tenham gostado e tentem em casa, fica uma delicia.

4 comentários:

  1. Onde acho essas coisas de confeiteiro em Brasília, menina???

    ResponderExcluir
  2. Amiga vc acha na festiva no plano na 407 sul ao lado da casa do pão. tem tudo pra fazer cup cake.

    ResponderExcluir
  3. Fica uma delícia mesmo! :P
    Eu comi uns (hehe uns muitos) da foto! Nota MILLLLLLL!
    bjs

    ResponderExcluir